Consórcio

Como calcular as parcelas do consórcio de veículos?

19 Apr 24
2 min
01

Você sabe como a administradora faz o cálculo da parcela do consórcio de veículos? Leia este blog post e entenda mais sobre o assunto antes de fechar contrato.

Uma dúvida que muitas pessoas têm é sobre o cálculo da parcela do consórcio de veículos. Se você também já se questionou sobre isso, não fique preocupado! Você não é o único a querer entender melhor o processo.

Pensando em esclarecer mais sobre o assunto, reunimos neste blog post alguns dados importantes. Assim, você poderá fechar seu contrato muito mais confiante e com a certeza de ter feito um excelente negócio. Continue a leitura!

Como é composta a parcela de consórcio de veículos?

A parcela do consórcio leva em conta o valor em si do carro, acrescido de outros fatores. Confira cada um deles, a seguir:

Taxa de administração

Ela corresponde ao valor cobrado pela administradora do consórcio para organizar todo o processo, da formação dos grupos à realização das assembleias. Essa taxa é muito mais barata do que os juros cobrados pelos financiamentos tradicionais, por exemplo.

Digamos que uma administradora pratique a taxa de 10% do valor total da sua carta de crédito, o que é bastante comum. Isso significa que você pagará esse percentual dividido pelos meses que o consórcio vai durar. Vamos supor que o prazo do seu grupo seja de 60 meses. Assim, a taxa de administração será de 0,1667% ao mês.

Fundo comum

Esse recurso tem um peso considerável na composição da parcela do consórcio de veículos. Isso porque ele corresponde ao fundo que será usado para pagar o carro que você e os demais integrantes do grupo vão comprar.

O fundo comum tem por base o total da carta de crédito adquirida, o que significa dizer que seu cálculo é baseado em 100% do valor do crédito, dividido pela quantidade de meses do plano. Por exemplo, um consórcio de 60 meses terá o resultado de 100 ÷ 60, ou 1,6667% do valor total ao mês.

Fundo de reserva

Sabe aquela grana extra que você deixa para casos de emergência? Assim funciona o fundo de reserva no consórcio. Ele tem como objetivo ser usado em possíveis casos de inadimplência ou atraso por parte dos integrantes do grupo.

O valor e as condições de uso dependem do contrato; ou seja, cada administradora cria suas próprias regras. Além de proteger o andamento do consórcio, outra vantagem dessa taxa é que é feito um rateio do dinheiro não utilizado durante o período ao final do grupo. Logo, parte da taxa pode ainda retornar para você.

Outros fatores a considerar

Viu como é simples a composição da parcela do consórcio de veículos? É tão fácil quanto participar em um grupo. No entanto, ao assinar um contrato, é importante que o consorciado leve a sério algumas regras.

Uma delas é quanto ao pagamento das parcelas. Isso porque, no caso de atraso, a pessoa, além de pagar juros e multa, pode ficar de fora do sorteio da assembleia. Já pensou se justo nesse mês sua cota é sorteada? Além disso, acaba também prejudicando todo o grupo, que vai ter de acionar o fundo de reserva para cobrir a inadimplência.

Outro ponto é que o valor da parcela pode sofrer reajustes durante o tempo do consórcio, já que ele acompanha o preço do bem a ser sorteado. A vantagem é que sua carta de crédito sempre irá acompanhar o custo de mercado do veículo que você escolheu.

E por falar em escolha de carro, que tal fazer uma simulação no site do Consórcio SZK?

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades