Cuidados com o carro

6 dicas simples para economizar combustível do seu carro

20 Apr 24
3 min
01

Que existem maneiras de se economizar combustível através de uma direção consciente, todos já sabem. Mas como fazer isso? Confira agora algumas recomendações de como poupar combustível!

Para quem precisa de maior de mobilidade e agilidade ao longo do dia, ter um carro é uma excelente solução. Mesmo com a sua utilidade, estamos vivendo um momento de reajustes no preço do combustível e no final do mês, os consumidores sentem o efeito dessas variações de preço no bolso.

Para não virar refém das alternâncias de valor e ter que cortar outras prioridades do orçamento, uma solução para não abrir mão do conforto do seu carro, é mudar hábitos e posturas no trânsito para, assim, começar a economizar combustível do seu carro.

Selecionamos nessa missão, nós do time da SZK Consórcio,  selecionamos 6 dicas muito simples e eficientes que farão a diferença no seu planejamento financeiro. Confira!

6 dicas simples para economizar o combustível do seu carro 

1 - Mantenha as revisões do seu veículo sempre em dia

Engana-se quem acha que as revisões preventivas são fundamentais somente para evitar imprevistos e dores de cabeça. Na verdade, quem realiza manutenções está tornando o veículo muito mais econômico.

Isso porque peças defeituosas, quebradas ou inadequadas fazem com que o motor e outros componentes do carro tenham maior dificuldade para funcionar. Ou seja, precisem de mais combustível para engrenar. Não deixe de garantir o melhor desempenho do seu veículo. Escolha locais e profissionais com experiência e especializados nesse tipo de serviço.

2 - Mantenha seus pneus sempre calibrados

Outra dica muito simples e prática para economizar combustível do seu carro é manter os pneus sempre na calibragem adequada. Para se ter uma ideia, o consumo pode aumentar em até 3% quando eles estão murchos ou descalibrados!

É muito simples entender a relação entre eles. Basta pensar que um pneu na calibragem correta permite que o carro ande mais facilmente, com menos atrito entre a borracha e o asfalto. Um pneu murcho aumenta esse atrito e requer mais potência do motor. Assim, a sugestão é calibrá-los pelo menos a cada 15 dias.

3 - Evite usar o ar-condicionado 

Por mais difícil que possa ser manter o ar-condicionado desligado nos dias quentes, essa atitude é capaz de gerar mudanças relevantes no consumo. Inclusive, ao andar com os vidros abertos na cidade, a redução pode chegar a 10%.

Há, porém, uma exceção que deve ser levada em consideração na hora da escolha entre ar-condicionado ou janela aberta. 

Quando a pessoa está trafegando nas estradas em uma velocidade acima de 60 km/h, a resistência do ar, com as janelas abertas, aumenta o esforço do motor para ganhar velocidade. Como quanto maior a velocidade do carro, maior a resistência do ar, estar acima de 60km/h com os vidros abertos gasta mais combustível do que se estivesse com o ar-condicionado funcionando.

4 - Evite pegar congestionamentos, conte com a ajuda de aplicativos

Um dos momentos em que o motor é mais exigido é quando precisa fazer esforço após um tempo parado. Assim, quem almeja economizar combustível do seu carro precisa evitar ao máximo os congestionamentos.

Existem aplicativos super funcionais que te ajudam a fugir dos maiores engarrafamentos. O Maps e o Waze podem ser excelentes escolhas para se ter no celular. Então antes de sair, que tal checar a melhor rota para o seu destino final?

5 - Escolha carros com melhor desempenho

Você sabia que existe o Selo CONPET de Eficiência Energética para veículos leves? É uma forma de vocês saber quais os veículos atingem os graus máximos de eficiência. Esse selo é concedido anualmente pela Petrobras, confira a tabela de de veículos e veja se o seu carro está na lista dos mais eficientes.    

O Suzuki S-Cross, por exemplo,  é um dos veículos referência em tecnologia e sofisticação, esse carro recebeu o Selo Conpet de Eficiência Energética porque atingiu os melhores rendimentos no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, obtendo destaque na economia de combustível. 

6 - Evite aceleradas muito bruscas

A pressa não somente é inimiga da perfeição, mas também de quem está precisando economizar combustível do carro. A explicação para isso é que o ato de acelerar muito bruscamente exige um grande esforço do veículo e, consequentemente, promove o aumento do consumo.

A sugestão é evitar realizar essa e outras práticas que necessitem de ação rápida do motor. Além disso, não é preciso pisar fundo no acelerador para se atingir uma velocidade mais alta. Paciência e consciência são as chaves dessa dica.

-----

Nossas 6 dicas simples para economizar combustível do seu carro foram úteis para você? Nós da SZK Consórcio ficaremos muito felizes em te ajudar a conquistar o seu Suzuki, com as melhores condições do mercado.!



Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades