Consórcio

Taxas de administração em consórcio: o que são?

20 Apr 24
2 min
01

Quer participar de um consórcio mas não entende os valores cobrados pela modalidade? Clique no post e saiba tudo sobre a taxa de administração!

Uma das principais vantagens do consórcio é o fato de se tratar de uma modalidade livre de juros. Ele é constituído somente pelos recursos dos próprios participantes e uma taxa de administração, que é fixa e de conhecimento prévio de todos consorciados.

Criamos esse artigo para demonstrar como é importante avaliar o que está sendo cobrado na taxa de administração, para ampliar seu conhecimento em relação ao consórcio e para esclarecer todos os pagamentos ao longo de todo o período da contratação da carta de crédito. 

O que é taxa de administração?

A primeira informação que devemos deixar clara é que a taxa de administração não é igual a juros. Inclusive, nem chega perto do valor que é normalmente estipulado nesse tipo de cobrança.

A taxa de administração é a remuneração que a empresa administradora cobra pelos serviços prestados em todas as etapas do consórcio, desde o momento da formação do grupo, a sua gestão e a entrega das contemplações.

O valor cobrado é calculado em cima de um percentual fixo do total da carta de crédito. Em consórcios de automóveis, o crédito é reajustado de acordo com a tabela do fabricante, para garantir o poder de compra de todos no grupo. Como a  taxa de administração é um percentual, ela segue o mesmo reajuste. 

Existe mais alguma taxa no consórcio?

Além da taxa de administração, existem outras duas que compõem a parcela do consórcio: o Fundo Comum e o Fundo de Reserva.

O Fundo Comum é o valor que todos os consorciados pagam para formar a poupança que é destinada para a aquisição do bem, ou seja, o valor que forma o crédito da cota contratada. Já o Fundo de Reserva é um pequeno valor incluído na parcela mensal para manter o grupo financeiramente saudável. Ele fica como uma espécie de fundo de emergência, para casos de inadimplência, por exemplo. O valor é devolvido para o consorciado no final do grupo. 

Como funciona o consórcio?

O consórcio é considerado a opção mais vantajosa para quem almeja adquirir um carro novo e não possui todo o dinheiro em mãos para quitá-lo.

Por meio da formação de um grupo, que pode ser composto por pessoas físicas ou empresas, cada participante realiza contribuições mensais e pode ser contemplado com a carta de crédito seja por  sorteios ou lances.

Para decidir qual é o melhor crédito para você, o ideal é que você pesquise a administradora e seus planos. Dessa maneira, você tem a certeza que está investindo o seu dinheiro em uma administradora segura e que vai te ajudar a conquistar seu novo carro!

Com o SZK Consórcio você tem a credibilidade de uma marca forte, com anos de experiência e que consegue oferecer as melhores condições para você! 

---
Quer entender melhor como funciona a taxa de administração? Então faça uma simulação agora mesmo e confira as nossas taxas, consideradas umas das melhores do mercado!

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades