Dicas SZK

Qual a melhor época do ano para trocar de carro?

25 Apr 24
3 min
01

Será que existe uma época do ano ideal para trocar de carro? Confira essa e outras respostas importantes sobre o assunto, em nosso blog post especial!

Grandes decisões exigem planejamento - ou, ao menos, deveriam exigir -, não é? Isso vale, por exemplo, quando decidimos trocar de carro. Estudar o melhor momento para comprar um veículo novo pode trazer inúmeras vantagens e proporcionar um negócio vantajoso.

Quer saber qual a melhor época do ano para trocar de carro e como planejar sua próxima compra? Então, confira algumas dicas importantes para não errar.

Existe momento certo para trocar de carro?

Início, meio ou fim do ano: você já ficou em dúvida sobre qual a melhor época para trocar de carro? Esta é uma dúvida muito frequente dos proprietários de veículos, já que em todas as épocas recebemos uma infinidade de propagandas com promoções no estilo “é agora ou nunca”.

De fato, existem meses mais propícios para o fechamento de um negócio. Alguns coincidem com lançamentos ou as famosas queimas de estoque. Veja:

Início e fim do ano

Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro podem ser uma boa pedida para você trocar de carro. Isso porque, nessa época, as concessionárias estão fazendo a troca de estoque dos veículos zero quilômetro e buscam mandar para frente os modelos de anos anteriores.

Outra vantagem desta época é porque as pessoas têm mais contas a pagar, como matrícula escolar e gastos de fim de ano, o que dá aos interessados um maior poder de negociação.

Final de mês

Talvez você não tenha conhecimento, mas o final do mês é um período muito importante para as lojas baterem suas metas. Isso as deixa ainda mais flexíveis para aceitar propostas e oferecer bons descontos. Vale a pena investir tempo e procurar as melhores condições.

Como planejar a troca de carro?

Pesquise valores

Uma boa pesquisa pode fazer a diferença na hora de trocar de carro. E ela não vale só para o novo veículo, já que é importante saber também quanto vale o seu automóvel. Para isso, faça uma consulta à Tabela Fipe conforme o modelo e ano de fabricação.

Nem sempre o valor do desconto é tudo que conta. Algumas concessionárias dão algumas vantagens extras, como o pagamento do IPVA ou acessórios grátis.

Negocie dentro das suas possibilidades

Esta é uma dica que deve ser levada muito a sério ao trocar de carro. Tomar decisões em um momento de euforia pode não ser o melhor negócio. Então, pesquise e coloque tudo na ponta do lápis para saber se isso vai ser bom para o seu bolso.

Não adianta ter um carro novo dentro da garagem e passar o resto do tempo preocupado em como você vai pagá-lo. Se, em algum momento, você perceber que pode acabar se endividando, o melhor a fazer é esperar mais um pouco.

Entenda a melhor forma de pagamento

Além de negociar dentro das suas possibilidades, também é indicado que você estude qual é a melhor forma de pagamento. A concessionária dá um baita desconto no pagamento à vista? Quem sabe esta seja uma boa oportunidade. Não quer ficar descapitalizado? O consórcio pode ser a melhor saída.

Lembre-se: a forma de pagamento interfere além do momento da compra do novo veículo.

Agora que você já sabe qual a melhor época para trocar de carro, que tal aprender mais com outros conteúdos? Visite o blog do Consórcio SZK!

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades