Consórcio

O que é um consórcio e como ele pode ajudar a conquistar o seu primeiro carro

24 Apr 24
3 min
01

Saiba o que é consórcio, entenda seu o funcionamento e descubra porque ele pode ser a melhor alternativa para o seu planejamento financeiro para conquistar o seu carro!

Comprar o primeiro carro, ou trocar o seu atual, exige organização financeira para conseguir fazer a melhor escolha. Por isso mesmo, vamos te apresentar o que é um consórcio e  como ele é a melhor opção de crédito, aliada ao planejamento financeiro, para você conquistar seu carro ideal.

O consórcio é perfeito para pessoas que planejam obter um carro, mas não tem tanto o senso de urgência. Se você precisa do seu carro em um prazo um pouco mais curto, ainda assim, o consórcio pode ser vantajoso por conta dos lances. Mas, antes de tudo, temos que entender o que é um consórcio, não é?

O que é um consórcio?

O consórcio é uma modalidade de crédito baseado na união de pessoas físicas ou empresas a fim de adquirirem um bem de forma parcelada. Cada consorciado recebe um número de identificação, chamado de cota, e participa de um grupo. Também é possível que o consorciado já entre em um grupo que esteja em andamento. 

No consórcio, o valor que compõe a parcela é composto pelo valor do crédito, ou seja, o valor que você terá direito para adquirir seu novo carro, o fundo de reserva e a taxa de administração, que são muito menores que os juros cobrados em financiamentos. 

De forma geral, o consórcio é hoje considerado a forma mais prática e vantajosa de compra planejada. Ele permite que as pessoas possam pagar valores acessíveis, sem juros e principalmente, adquirir um veículo com muita facilidade.

Principais vantagens do consórcio

  • Não possui juros nas parcelas, apenas a taxa de fundo de reserva que visa deixar o grupo de consórcio saudável financeiramente e a taxa de administração;
  • O consorciado, quando contemplado, tem o poder de compra a vista. Ele irá receber uma carta de crédito com o valor contratado, que poderá ser usada para a compra do seu veículo;
  • Há flexibilidade para o uso do crédito, ou seja, mesmo que definido o veículo desejado é possível alterar o bem;
  • É possível escolher prazos e valores das parcelas para adequar ao seu orçamento no momento da contratação. 

Como funciona a contemplação de um consórcio?

Após escolher o grupo e começar a pagar as mensalidades, a pessoa já começa a participar dos sorteios. As assembleias ocorrem uma vez ao mês e a quantidade de pessoas contempladas depende de regras pré-estabelecidas em contrato.

Além dos sorteios, outra possibilidade de contemplação é por meio dos lances. Existem dois principais tipos de lance:

  1. Fixo : O lance fixo é uma modalidade fixada pela administradora do valor da carta de crédito. Caso mais de um consorciado ofereça esse valor, O desempate é feito através da aproximação ao 5° número sorteado na assembleia do mês;
  2. Livre : É contemplado aquele que ofertar o maior valor proporcional da carta de crédito e, caso duas pessoas ofereça o mesmo valor, a carta de crédito é disponibilizada com base na aproximação do 5° número sorteado na assembleia do mês. é importante salientar que, para ofertar um lance, ele precisa ser de pelo menos 10% do valor da cota e para oficializar o lance ofertado, o consorciado deve estar com a(s) parcela(s) em dia.

Ainda existe uma modalidade de lance chamado de embutido, em que a pessoa pode utilizar parte da quantia total da carta de crédito. Nem todas as empresas oferecem essa modalidade, portanto é importante conferir nas regras do grupo se é possível utilizá-lo.

Planeje-se!

O consórcio é um ótimo meio de conquistar o seu novo carro! Entretanto, ele depende de um bom planejamento financeiro. É imprescindível escolher o prazo, cota e parcela que estejam alinhados às suas necessidades e possibilidades. Lembre-se: realizar um planejamento financeiro ajuda muito para que as parcelas mensais não comprometam seu orçamento.

Gostou de saber o que é um consórcio e como ele funciona? Entre em nosso simulador (linkar), e busque pela melhor opção para você!

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades