Consórcio

Como participar de um consórcio?

29 Apr 24
3 min
01

Já tomou a sua decisão, mas não sabe por onde começar? Clique aqui e tire as suas dúvidas sobre como participar de um consórcio e de que maneira ele funciona.

A decisão de comprar determinado bem, como um carro, envolve planejamento. E se você já decidiu que a compra vai ser através de um consórcio, deve estar com algumas dúvidas, não é mesmo?

Geralmente, a principal pergunta é: como participar de um consórcio? Não se preocupe, muitas pessoas que optam por essa modalidade também se questionam quanto ao assunto.

É por isso que, neste blog post, vamos apresentar a você como funciona esse processo de entrada em um grupo. Confira!

Afinal, como funciona um consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra em que várias pessoas formam um grupo para adquirir determinado bem. Para isso, elas contribuem mensalmente, durante certo período, formando uma poupança em conjunto.

A administradora do consórcio é a responsável por gerenciar a poupança. Todos os meses, ela contempla um dos participantes, através de sorteio ou lance em assembleia, com uma carta de crédito. Além disso, ela também entrega o bem contratado até o último participante. Assim, todos têm a garantia de que vão receber o carro desejado, por exemplo.

E como participar de um consórcio?

São três as possibilidades para que você participe de um consórcio:

Grupos novos

Para abrir um grupo, a administradora deve reunir a quantidade necessária de consorciados para que paguem as parcelas. Então, pode ser que você tenha que esperar até que o grupo no qual quer participar esteja completo.

Por isso, antes de fechar negócio, verifique se o grupo está em formação, ou ainda quantas pessoas faltam para isso, e o prazo para a primeira assembleia.

Grupos em andamento

Como o termo já diz, neste caso, o grupo já foi formado e, pelo menos, uma assembleia foi realizada. Para participar, você pode comprar uma cota vaga com a própria administradora do consórcio.

Cotas de consorciados

Você também pode entrar por meio da compra de uma cota de outro consorciado. Neste caso, a negociação é feita diretamente com a pessoa que deseja sair do seu grupo.

Por não apoiar essa prática, as administradoras não fazem a mediação da venda. Ela corre por sua conta e risco, já que a pessoa que está oferecendo a cota pode até mesmo nem ter feito o consórcio - que é o caso de golpistas.

Como escolher o melhor consórcio?

Agora que você já viu como participar de um consórcio, vamos falar sobre outro ponto fundamental: a escolha da administradora.

Como mencionamos inicialmente, a administradora do consórcio é a responsável por todo o processo; desde a formação do grupo, passando pela contemplação até a entrega da carta de crédito aos contemplados. Ela é a peça-chave para o sucesso do seu investimento.

Por isso, antes de assinar qualquer contrato, saiba com quem você está negociando. Afinal, ninguém confia suas economias a um desconhecido, não é mesmo?

Considere as dicas abaixo para identificar quando uma administradora é de confiança:

  • Toda e qualquer administradora deve ser autorizada pelo Banco Central para poder funcionar. A entidade, inclusive, mantém uma lista em seu site para consulta pública das empresas licenciadas para negociar os planos de consórcio. Além disso, divulga também um ranking de reclamações.
  • Se informe sobre qual é o tempo de mercado e experiência que possui. Se possível, converse com alguns clientes para saber qual a avaliação deles.

Depois de entender como participar de um consórcio, que tal fazer a simulação de seu futuro carro em uma empresa de confiança? Confira o site do Consórcio SZK!

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades