Consórcio

Como funciona um grupo de consórcio?

28 Apr 24
2 min
01

Você tem dúvidas sobre como funciona um grupo de consórcio e de que maneira é possível fazer parte de um? Confira todas essas respostas, neste blog post!

Entender como funciona um grupo de consórcio é uma das principais dúvidas de quem começa a pesquisar sobre esta modalidade de compra.

Se você também tem curiosidade de saber como os grupos são formados e quais quesitos são necessários para participar de um, acompanhe este blog post. Boa leitura!

O que é um grupo de consórcio?

Em um consórcio, o grupo é o motivo principal para que tudo aconteça. É a partir da reunião de várias pessoas interessadas na compra de determinado bem que ele se forma. Assim, os consorciados contribuem mensalmente para que o produto seja adquirido. Quem reúne o grupo e faz todo o gerenciamento do processo é a administradora do consórcio.

Para formar um grupo, é preciso que o número máximo de participantes seja equivalente ao dobro de meses fixados para a sua duração. Por exemplo, em um consórcio de carro com duração de 60 meses, haverá até 120 integrantes.

Um grupo apenas é considerado constituído depois que ocorre a primeira Assembleia Geral Ordinária, cuja data é estabelecida pela própria administradora. Deve haver a adesão de, no mínimo, 70% dos integrantes.

Voltando no exemplo anterior, a constituição do grupo só valeria com a adesão mínima de 84 participantes.

Como funciona o consórcio?

Além de saber como funciona um grupo de consórcio, uma dúvida comum é sobre como funciona o consórcio em si. O consórcio é uma modalidade simples e segura de adquirir um bem de maior valor, quando a pessoa não conta com todo o dinheiro para isso em mãos.

Formado o grupo, os consorciados passam a contribuir todos os meses. Ao longo do prazo contratado do plano, são realizados sorteios para definir quem terá direito à carta de crédito naquele mês. Também é possível adiantar esse recebimento através da oferta de lances.

O contemplado recebe a carta de crédito e está habilitado a comprar o bem tão desejado.

Como escolher um grupo de consórcio?

São duas as formas de entrar em um grupo de consórcio: através de um grupo novo ou em andamento. Antes de aderir a um deles, você deve analisar as condições impostas para tal.

Grupo em andamento

É possível entrar em um grupo em andamento através da compra de uma cota vaga ou de reposição e pela cota de um terceiro. No primeiro caso, a compra deve ser feita diretamente com a administradora. Porém, quando você compra de outra pessoa, também precisa ter a autorização da responsável pelo consórcio.

Grupo novo

Neste caso, o grupo ainda está em formação e não ocorreu nem um sorteio, nem a primeira assembleia.

E se eu quiser sair do grupo, posso?

Sim, é possível sair de um grupo de consórcio! Você pode pedir a retirada à administradora, sendo um consorciado excluído. Nessa condição, para o recebimento dos valores já pagos, o cotista continua participando dos sorteios nas assembleias.

É possível ainda transferir sua cota para outro interessado; mas, para isso, é necessário ter a anuência da administradora. Por fim, quando a pessoa deixa de pagar o consórcio, ela pode ser desligada do grupo.

Ainda tem dúvidas sobre como funciona um grupo de consórcio ou em relação a alguma outra questão? Confira o FAQ no site do Consórcio SZK.

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades