Cuidados com o carro

Como funciona e quais as vantagens da transmissão automática?

18 Apr 24
2 min
01

Quer entender quais são as vantagens da transmissão automática em um veículo? Confira nosso comparativo entre esse tipo de câmbio e o manual!

Você prefere carro com transmissão automática ou manual? Sem dúvida, esta é uma das perguntas mais feitas por quem está de olho em um novo veículo para chamar de seu.

 Antigamente, a escolha pelo câmbio automático era algo que pesava na decisão, já que se restringia a poucos modelos e o valor era alto. Mas hoje em dia, boa parte das montadoras oferecem este item até mesmo em carros populares.

A questão que fica é se a transmissão automática é melhor que a manual. Você também se pergunta sobre disso? Então, confira nosso blogpost!

O que é transmissão automática?

Antes de falar das vantagens, é importante explicar que o câmbio automático é um sistema de transmissão com autonomia própria. Ou seja, ao perceber a relação entre a velocidade e rotação do motor, ele mesmo decide pela troca automática da marcha mais adequada. Tudo ocorre de uma maneira quase imperceptível.

Transmissão automática x Transmissão manual

Eis um assunto que gera tanta polêmica quanto time de futebol! Isso porque quem tem um veículo com transmissão automática defende o conforto na hora de trocar a marcha. Já os com câmbio manual, dizem ter mais economia.

Quando se trata da troca de marcha, o modelo manual dá ao motorista mais autonomia para “esticar” até o limite das rotações do motor, aproveitando toda a potência disponível. Já na parte de conforto, o automático sai na frente, pois o motorista só precisa se preocupar em acelerar e frear.

No quesito combustível, as versões antigas do câmbio automático costumavam consumir mais. Porém, com o avanço da tecnologia, a transmissão é mais eficiente e contribui para a economia. No caso do manual, depender do modo que o motorista usa a troca de marcha.

Quando falamos de manutenção, não dá para negar que a transmissão automática pode exigir maiores cuidados, uma vez que possui tecnologia complexa. Embora seja mais barato de manter, o câmbio manual perde em durabilidade. A facilidade em quebrar alguma peça ou precisar de reparos é maior se comparado ao automático. Sem falar que o uso errado da marcha manual pode provocar a queima da embreagem e trazer prejuízos ao motor.

Como a transmissão automática funciona?

A transmissão automática funciona hidraulicamente, usando um conversor de torque e um conjunto de engrenagens planetárias que permitem a troca de marcha, sem a interrupção da transmissão de potência do motor. Este é responsável por estabelecer todas as relações que o câmbio produz.

Quais são as vantagens da transmissão automática?

Quem já possui carro com transmissão automática diz ter várias vantagens. Listamos três delas para você:

  • Maior economia e durabilidade do motor e de todos os componentes da transmissão (caixa, eixos, diferencial etc);

  • Não requer a mesma frequência de manutenção que os sistemas mecânicos, já que seu funcionamento proporciona um menor desgaste das peças de engrenagem;

  • Conforto e facilidade para o motorista, que não precisa trocar de marcha o tempo todo, principalmente em locais com muito fluxo de trânsito.

---

E você, de que lado está? Quer ficar bem informado sobre outros assuntos automotivos? Confira nosso blog!


Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades