Consórcio

Como funciona a parcela reduzida no consórcio?

29 Mar 24
2 min
01

A parcela reduzida em consórcio é uma excelente maneira de você participar em um investimento ao mesmo tempo em que economiza. Quer saber como? Confira nosso blog post!

O consórcio é uma opção de compra planejada e segura para quem deseja adquirir um bem de maior valor, mas não dispõe de dinheiro para comprar à vista.

Apesar de ser uma modalidade com parcelas acessíveis, há momentos em que ainda assim o orçamento não permite novos gastos. Bom, não permitia!

Para quem precisa economizar, mas não quer abrir mão das suas conquistas, existe a parcela reduzida em consórcio. Já ouviu falar sobre ela ou quer entender mais? Continue a leitura!

Como funciona o consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra colaborativa, em que um grupo de pessoas com um objetivo comum contribui financeiramente para a conquista do bem. Mensalmente, é paga uma parcela à uma administradora de consórcio. Esta empresa é responsável por cuidar de todo o processo - desde a reunião do grupo, passando pelos sorteios - até a entrega da carta de crédito.

Conforme o tempo estipulado no plano, todos os participantes recebem o bem desejado, que pode ser uma casa ou um carro.

Como funciona a parcela reduzida?

A parcela reduzida em consórcio ocorre quando o consorciado, no momento de adesão do plano, opta por pagar menos mensalmente até que ocorra a sua contemplação. Depois disso, o valor das prestações restantes é recalculado, sendo que o saldo devedor é dividido pelo prazo restante.

Ou seja, o valor mensal aumenta, e a pessoa deverá pagá-la até o final do grupo.

É importante destacar que as chances de contemplação em sorteios são iguais para todos os participantes do consórcio. Então, você não tem desvantagem alguma ao optar pela parcela reduzida. 

Parcela reduzida x parcela integral

Na prática, a parcela integral é aquela em que o consorciado paga um valor do começo ao fim do plano, salvo reajustes ao longo do período.

Já a parcela reduzida em consórcio possibilita ao participante iniciar pagando menos. Porém, assim que ele é contemplado, ou vence o prazo acordado, o valor é recalculado e o saldo que ainda falta ser quitado é dividido pelo tempo restante do plano.

A diferença entre as duas opções, resumidamente, é que uma oportuniza ao participante uma organização financeira melhor. Confira, a seguir, para quem ela é indicada.

Quando optar pela parcela reduzida?

Como falamos anteriormente, a parcela reduzida em consórcio possibilita ao participante ter um planejamento financeiro mais flexível. Então, dependendo da sua realidade, ela pode ser uma boa alternativa.

Digamos que você queira comprar seu primeiro carro. É possível optar pela parcela reduzida em consórcio enquanto ainda há despesas com transporte público. Depois da contemplação, como você não terá mais que gastar com passagens, é possível transferir esse valor para completar o preço das prestações, que ficará maior. O mesmo exemplo vale para quem quer comprar um imóvel, mas mora de aluguel.

Ou você pode ainda escolher a parcela reduzida em consórcio ao mesmo tempo em que faz uma poupança com os valores economizados até a contemplação. O montante pode ser dado como lance ou até mesmo ser usado para abater parte do saldo devedor.

Tem outras dúvidas sobre consórcio? Confira mais sobre esta modalidade no site do Consórcio SZK.

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades