Dicas SZK

Como escolher um bom consórcio? 6 dicas para não errar na hora da escolha

25 Apr 24
2 min
01

O consórcio é uma modalidade simples e sem burocracia, mas necessita atenção com questões envolvendo seu funcionamento. Saiba como escolher um bom consórcio!

Um bom consórcio é aquele que possibilita as pessoas conquistem o seu carro novo, seja zero km ou seminovo, sem que, no meio do caminho, surjam dores de cabeça e imprevistos.

Também é função do consórcio dar segurança e uma forma simples e desburocratizada de atingir seu objetivo. Por isso, alguns fatores devem ser levados em consideração na hora da contratação. Você sabe quais são eles?

Para lhe ajudar a acertar na hora da sua escolha, selecionamos 6 dicas simples e fundamentais para que você tenha a garantia de estar adquirindo um bom consórcio. Confira!

6 dicas para você escolher um bom consórcio

1 - Procure informações sobre a administradora

Uma das dicas mais importantes para saber se é um bom consórcio é verificar se a administradora tem a autorização do Banco Central para operar. Isso é fundamental porque é esse órgão que regula e fiscaliza a atividade.

A internet também oferece informações úteis sobre a empresa, principalmente os sites que apresentam opiniões e reclamações do consumidor.

2 - Leia o contrato

Apesar dos consórcios não serem burocráticos, é importante ler com atenção o contrato para ver regras, deveres e direitos dos consorciados. Nele deverá constar informações que devem ser de conhecimento de todos, como formas de contemplação e o valor da taxa de administração.

Nesse ponto é importante lembrar em não aceitar promessas verbais ou outro meio de garantia. Todo o processo é regulado pelo contrato, o que sair fora disso não tem validade legal.

3 - Tome cuidado com o valor das parcelas

Um bom consórcio é aquele que oferece uma diversidade de planos para que você possa escolher o ideal para você.

Assim, antes de contratar uma carta de crédito, confira se o valor das parcelas condiz com o seu orçamento. Afinal, o consórcio deve ser o aliado para você atingir seu objetivo, e não um empecilho ou dor de cabeça.

4 - Saiba sobre os prazos

Quando um grupo é formado, além de determinar o número de participantes, é estipulado um prazo para o seu término. Por isso, na hora de escolher o grupo, verifique se esse prazo é compatível com a sua necessidade.

Lembre-se que quanto menor for o prazo, maior será o valor da parcela. Portanto, procure essa informação antes de assinar a contratação!

5 - Entenda como funcionam os lances

Outra informação que deve constar no contrato diz respeito ao lance. Com ele, a pessoa pode ter acesso mais rápido à carta de crédito, sem depender apenas dos sorteios mensais.

Verifique qual tipo de lance a administradora oferece e também seus formatos: fixo, livre ou embutido, e entenda o funcionamento de cada um.

6 - Confira quais são as formas de contemplação

A pessoa pode ser contemplada tanto no início quanto no final do contrato e isso pode ocorrer por meio de sorteio ou de lance.  

Um bom consórcio explica detalhadamente essas informações no contrato, inclusive a quantidade de pessoas que podem sair com a carta de crédito ao término de cada assembleia. Isso vai determinar quais são suas chances mensais de ser contemplado.

----
Gostou das nossas dicas para escolher um bom consórcio? Continue navegando em nosso blog e aprenda mais sobre essa modalidade de compra!

Por SZK
Somos uma empresa de consórcios que tem como missão realizar os seus objetivos. Planos acessíveis e sem burocracias para você conquistar o seu Suzuki.

Fique por dentro das nossas novidades